Circuito de Monza |
A volta é iniciada na longa reta denominada Rettifilo Tribune ao longo da qual estão construídos os boxes e o paddock. Depois, entra-se na Prima Variante, uma chicane direita-esquerda bastante lenta. A freada para esta curva é tida como muito difícil, visto que a redução é de 350 km/h para não mais que 100 km/h. Passada a Prima Variante, é a hora da Curva Biassono (ou Curva Grande), curva à direita de velocidade média. Pouco mais à frente, há a Variante della Roggia, bastante parecida com a Prima Variante, mas com direção oposta (esquerda-direita). A parte mais técnica do circuito é iniciada com as Curve di Lesmo, dupla de curvas à direita. O circuito readquire velocidade com a reta acompanhada da velocíssima Curva del Serraglio para, então, entrar na Variante Ascari, uma curva curta à esquerda que prossegue com curva longa à direita e conclui com outra esquerda a quase 90°. Após passar pela reta oposta, chegamos à histórica curva do traçado: La Parabolica, grande curva à direita feita a velocidade média (200 km/h na F1) que leva à reta dos boxes.
Dentre os maiores vencedores do circuito italiano estão:
M. Schumacher 5 vitórias (1996, 1998, 1999, 2000 e 2003)
R. Barrichello 3 vitórias (2002, 2004 e 2009)
A. Prost 3 vitórias (1981, 1985 e 1989)
N. Piquet 3 vitórias (1983, 1986 e 1987)
R. Peterson 3 vitórias (1972, 1973 e 1976)
S. Moss 3 vitórias (1956, 1957 e 1959)
J. Fangio 3 vitórias (1953, 1954 e 1955)
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