terça-feira, 4 de setembro de 2012

Punições após do GP da Bélgica

Grosjean foi punido pela largada desastrosa na Bélgica
Romain Grosjean, da Lotus, foi suspenso por uma corrida por ter provocado o “cinematográfico” na largada do GP da Bélgica. Considerado culpado pela direção de prova, o piloto está fora do GP da Itália do próximo fim de semana. Além disso, ainda recebeu uma multa de 50 mil euros (aproximadamente R$ 130 mil). O suíço naturalizado francês espremeu a McLaren de Lewis Hamilton na reta de Spa-Francorchamps. O inglês tocou na grama, perdeu o controle do carro e subiu na Lotus. Na seqüência, os dois fizeram um “strike” nos pilotos da frente, atingindo a Ferrari de Fernando Alonso e os dois carros da Sauber, de Sergio Pérez e Kamui Kobayashi. Com exceção do japonês, que voltou à prova e terminou em 13º, todos os demais abandonaram.
- Os comissários consideram este incidente como uma violação extremamente grave dos regulamentos, que tiveram o potencial de causar ferimentos a outras pessoas. Isto eliminou da corrida fortes candidatos ao título. Os comissáiros observaram que a equipe reconheceu que a ação do piloto foi um erro muito sério e um erro de julgamento. Nem equipe nem pilotos apresentaram pedido de redução de pena – informou a Federação Internacional de Automobilismo, através de comunicado.
A Lotus poderá utilizar um piloto no lugar de Grosjean em Monza. O piloto reserva da escuderia é o belga Jerome D'Ambrosio, que defendeu a Marussia em 2011. Questionado logo após a corrida se havia sido responsável pela batida, o francês disse que preferia esperar ver o replay do incidente. Depois de saber da punição, ele reconheceu o erro e pediu desculpas. Além disso, admitiu ficar chateado com a pena e se disse aliviado em niguém ter se machucado.
- Quando você ama correr é muito difícil. Cometi um erro, julguei mal o espaço com Lewis. Tinha certeza que estava na frente dele. Um pequeno erro provocou um grande acidente. Foi uma largada louca, com Pastor (Maldonado) queimando e uma Sauber (de Kamui Kobayashi) saindo muita fumaça Não mudei minha linha. Fui da esquerda para a direita. Não queria jogar ninguém na parede. Não estou aqui para acabar a corrida na primeira curva. Sinto muito e estou feliz que ninguém tenha se machucado. Mas tenho que reconhecer que é uma decisão muito dura de ouvir. Estou com raiva de mim mesmo – falou
Pastor Maldonado queimou a largada na Bélgica

 Pastor Maldonado recebeu duas punições após a corrida deste domingo. Com a decisão, o piloto da Williams perderá dez posições no grid do GP da Itália que acontece na próxima semana. Os comissários julgaram que a batida com Timo Glock foi culpa do venezuelano e também o puniram por queimar a largada na Bélgica.
Como a penalidade para cada ação do piloto seria de cinco posições no grid, elas foram somadas e deverão ser cumpridas em Monza. A pena por queimar a largada não pôde ser aplicada em Spa, uma vez que Maldonado não terminou a corrida. Geralmente, nestes casos, o piloto perde cinco posições no resultado final.
- Eu cometi um pequeno erro na largada por que a embreagem escapou da minha mão antes das luzes vermelhas se apagarem – explicou o conformado Maldonado.
O venezuelano é o piloto que mais recebeu punições na temporada. Já foi penalizado por incidente com Sergio Pérez (Sauber) no GP da Inglaterra, por toque em Paul di Resta (Force India) na Hungria, por batida com Lewis Hamilton (McLaren) em Mônaco e, no último sábado, por bloquear a Force India de Nico Hulkenberg durante o treino classificatório. E as "peripércias" do venezuelano não se restringem às corridas. Mês passado, o piloto "pagou um mico" ao bater em uma exibição da Williams nas ruas de Caracas, capital de sua terra natal.


Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário