domingo, 15 de julho de 2012

Adeus Jacarepaguá

Senna e Piquet no pódio de Jacarepaguá em 1986
Durante mais de cinquenta anos, um circuito localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro foi palco de momentos históricos do automobilismo brasileiro e internacional. Além das mais diversas categorias nacionais, a pista de Jacarepaguá – rebatizada, em 1988, como Autódromo Nelson Piquet – recebeu por uma década provas da Fórmula 1 e também algumas etapas da Indy e do Mundial de Motovelocidade.
Mutilado para a construção de arenas dos Jogos Pan-Americanos de 2007, as obras de demolição já começaram. Em breve, o histórico circuito carioca dará lugar a um complexo esportivo para os Jogos Olímpicos de 2016.
A pista de Jacarepaguá é sinônimo de um automobilismo mais romântico, das mais diferentes categorias. E de uma Fórmula 1 de mecânicos sem camisa, que teve Piquet e Senna fazendo uma antológica dobradinha no pódio em 1986. Uma década mais tarde, André Ribeiro venceu a primeira corrida da Indy em solo brasileiro. A conquista foi celebrada pouco antes de Valentino Rossi faturar um de seus nove títulos mundiais na pista que, segundo o italiano, era das mais gostosas de guiar de todo o calendário.
Jacarepaguá assistiu, no dia 15 de julho, à última corrida de Stock Car antes do fechamento definitivo. Há um projeto para um novo circuito na cidade, no bairro de Deodoro, mas as obras não foram iniciadas.
Complexo de Jacarepaguá
Uma vergonha para o automobilismo brasileiro que já sofre com as faltas de patrocínio e apoio e campeonatos para os jovens pilotos, agora o Rio de Janeiro fica sem autodrómo. Esperamos que esse novo autodrómo saia logo do papel e que venha moderno para despertar o surgimento de novos talentos para o esporte nacional. Por enquanto fico com as fotos que se não são do meu tempo, me faz ter uma idéia do que era o GP Brasil de F1 na década de 80 com as Copersucar, única equipe brasileira da Fórmula 1, com as vitória de Piquet, piloto que deu nome ao circuito e com a foto do pódio de 1986 de Piquet e Senna.

 Com adaptações do Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário