terça-feira, 31 de julho de 2012

Equipes da Fórmula 1 concordam em banir DRS duplo em 2013, diz site

 O inovador duto aerodinâmico lançado pela Mercedes neste ano, que faz o ar percorrer sentido contrário à direção do carro, terá vida curta. De acordo com a revista inglesa “Autosport”, o sistema chamado de DRS duplo será banido a partir de 2013. A publicação afirma que as equipes da Fórmula 1 chegaram a um acordo para mudanças de regras que não permitam mais a utilização do conceito na próxima temporada.
O sistema gerou uma onda de reclamações de equipe rivais no início do ano. RBR e McLaren se queixaram na imprensa, enquanto a Lotus chegou a enviar um protesto à FIA no GP da China, vencido por Nico Rosberg, da Mercedes. As equipes alegavam que o duto seria ativado pelo piloto ao acionar a DRS, configurando uma violação ao regulamento.
Como justificativa, as escuderias compararam o sistema aos "F-Ducts", utilizado em 2010 por alguns times, que era acionado pelos pilotos (com a mão, braço, ou perna, dependendo de cada equipe), e foi banido pela FIA por medidas de segurança. No entanto, a entidade máxima do automobilismo mundial rejeitou os protestos e garantiu a legalidade da peça. As equipes lutaram pela proibição do DRS duplo durante a temporada em razão de o sistema ser complexo e caro para ser implementado nos carros.
Após a FIA confirmar a legalidade do duto da Mercedes, a Lotus, uma das principais críticas, decidiu adotá-lo. O time inglês realizou testes nos fins de semana dos GPs da Alemanha e da Hungria e pode implementar a novidade na próxima prova, na Bélgica. Apesar da iminência da proibição para 2013, a escuderia garante que continuará trabalhando no desenvolvimento da peça.
- Sim, há mudanças nas regras para proibir o DRS duplo, mas ele gera benefício. Chegamos a pouco mais da metade da temporada, não é como se estivéssemos perto do fim. Então há grande vantagem de termos algo assim – garantiu o diretor técnico da escuderia, James Allison.
Compreenda como o sistema funciona:
Quando o piloto aciona o botão no volante, a asa móvel abre e deixa expostas entradas dos dutos nas laterais do aerofólio traseiro. O ar entra pelos dutos, percorre toda a carenagem - em sentido contrário ao do fluxo de ar que passa pelo carro - e sai na asa dianteira. Os dutos jogam o ar de cada lado dos aerofólios frontais, para que ele perca a função aerodinâmica, fazendo com que o carro ganhe mais velocidade nas retas. A novidade é mais efetiva nos treinos, quando o acionamento do DRS está liberado em todo o circuito. Na corrida, com o uso restrito para ultrapassagens e somente em área demarcada, o ganho não é tão grande.

Fonte: Globo Esporte

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