O inovador duto aerodinâmico lançado pela Mercedes neste ano, que faz o
ar percorrer sentido contrário à direção do carro, terá vida curta. De
acordo com a revista inglesa “Autosport”, o sistema chamado de DRS duplo
será banido a partir de 2013. A publicação afirma que as equipes da
Fórmula 1 chegaram a um acordo para mudanças de regras que não permitam
mais a utilização do conceito na próxima temporada.
O sistema gerou uma onda de reclamações de equipe rivais no início do ano.
RBR e McLaren se queixaram na imprensa, enquanto a Lotus chegou a
enviar um protesto à FIA no GP da China, vencido por Nico Rosberg, da
Mercedes. As equipes alegavam que o duto seria ativado pelo piloto ao
acionar a DRS, configurando uma violação ao regulamento.
Como justificativa, as escuderias compararam o sistema aos "F-Ducts",
utilizado em 2010 por alguns times, que era acionado pelos pilotos (com a
mão, braço, ou perna, dependendo de cada equipe), e foi banido pela FIA
por medidas de segurança. No entanto, a entidade máxima do
automobilismo mundial rejeitou os protestos e garantiu a legalidade da
peça. As equipes lutaram pela proibição do DRS duplo durante a temporada
em razão de o sistema ser complexo e caro para ser implementado nos
carros.
Após a FIA confirmar a legalidade do duto da Mercedes, a Lotus, uma das
principais críticas, decidiu adotá-lo. O time inglês realizou testes
nos fins de semana dos GPs da Alemanha e da Hungria e pode implementar a
novidade na próxima prova, na Bélgica. Apesar da iminência da proibição
para 2013, a escuderia garante que continuará trabalhando no
desenvolvimento da peça.
- Sim, há mudanças nas regras para proibir o DRS duplo, mas ele gera
benefício. Chegamos a pouco mais da metade da temporada, não é como se
estivéssemos perto do fim. Então há grande vantagem de termos algo assim
– garantiu o diretor técnico da escuderia, James Allison.
Compreenda como o sistema funciona:
Quando o piloto aciona o botão no volante, a asa móvel abre e deixa
expostas entradas dos dutos nas laterais do aerofólio traseiro. O ar
entra pelos dutos, percorre toda a carenagem - em sentido contrário ao
do fluxo de ar que passa pelo carro - e sai na asa dianteira. Os dutos
jogam o ar de cada lado dos aerofólios frontais, para que ele perca a
função aerodinâmica, fazendo com que o carro ganhe mais velocidade nas
retas. A novidade é mais efetiva nos treinos, quando o acionamento do
DRS está liberado em todo o circuito. Na corrida, com o uso restrito
para ultrapassagens e somente em área demarcada, o ganho não é tão
grande.
Fonte: Globo Esporte
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